AR aprova por unanimidade extensão das linhas de Metro de Gaia, Gondomar e Trofa

| Norte
Porto Canal com Lusa

 A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade uma proposta do PCP que recomenda ao Governo o prolongamento das linhas do Metro do Porto em Gaia, Gondomar e Trofa.

"Foi aprovado por unanimidade", afirmou à Lusa, no final da votação do Projeto de Resolução n.º 167, o deputado do PCP Jorge Machado, segundo o qual serão ainda apresentadas declarações de voto pelo PS e CDS.

A recomendação defende o início da construção da ligação do ISMAI à Trofa, no prolongamento da Linha C, até ao final de 2017 e "que sejam tomadas as medidas necessárias para a planificação que conduza ao prolongamento da Linha D (Amarela) até Vila D'Este (Vila Nova de Gaia" e da Linha F (Laranja) até Gondomar.

No documento o PCP refere que "o alargamento da linha do Metro do Porto é uma justa aspiração de muitas populações do distrito do Porto há já vários anos" e lembra que "há 14 anos a população da Trofa ficou sem o comboio e com a promessa (nunca cumprida) de, no seu lugar, ser garantida a mobilidade com o alargamento da linha do Metro do Porto".

De igual forma, "há mais de 10 anos que os concelhos de Gondomar e Vila Nova de Gaia esperam que o metro chegue a Gondomar e Vila D'Este".

"Assim, o prolongamento da linha do metro até Vila D'Este e Gondomar assume-se como uma prioridade política, em conjunto com o prolongamento da linha do metro até à Trofa, considerando o que significaria para estas populações e para a economia regional", defendem os comunistas.

Para o PCP "a atual rede de metro está incompleta e não serve as necessidades das populações enquanto não forem concretizados os devidos prolongamentos"

"Considerando o direito à mobilidade destas populações, entendendo que os prolongamentos das linhas até à Trofa, Gondomar e Vila D'Este são da mais elementar justiça para responder às necessidades da região, o PCP apresenta este Projeto de Resolução", justificam.

O Plano Nacional de Reformas prevê uma expansão total de nove quilómetros nas redes nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, num investimento total de 400 milhões de euros.

Suspensa pelo Governo em 2011, a segunda fase de expansão da Metro do Porto integra cinco linhas com quase 38 quilómetros de extensão e com um custo global de cerca de mil milhões de euros.

A decisão sobre quais as linhas que vão avançar está nas mãos da Metro do Porto, que tem o Estado como acionista maioritário e as autarquias como acionistas minoritários.

Em maio, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou ter sido informado pelo Governo de que estão reservados 240 milhões de euros para expandir o metro na Área Metropolitana.

O autarca notou que a administração da Metro ia "fazer uma análise custo-benefício" das várias linhas previstas na Área Metropolitana do Porto, dizendo acreditar que, em face desse critério, o concelho do Porto não ficaria "de fora".

Moreira destacou ainda que a verba destinada ao metro do Porto terá de dar resposta às ambições de outros municípios, como Gaia, Gondomar ou Matosinhos.

Os cinco percursos programados são a linha do Campo Alegre (Porto), a ligação ao Hospital de São João via São Mamede de Infesta (Matosinhos), Valbom (Gondomar), Trofa e Vila d'Este (Gaia).

+ notícias: Norte

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

Urgência de Santo Tirso esteve encerrada de noite porque médico de serviço faltou

A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 0h00 e as 8h00 desta terça-feira, porque o médico que deveria estar de serviço faltou, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.

Despiste seguido de capotamento faz dois feridos na A7 na Póvoa de Varzim

Duas pessoas sofreram ferimentos, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento na autoestrada A7 na freguesia de Balazar, no concelho da Póvoa de Varzim, apurou o Porto Canal.