Marcelo apela ao contributo da comunidade para êxito dos bombeiros no verão

| País
Porto Canal com Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje a todos os portugueses para que contribuam para o êxito dos bombeiros na época de fogos, ajudando a prevenir e a garantir a segurança de todos.

Actualizado 06-07-2016 13:03

O chefe de Estado falava para os bombeiros da corporação de Bragança, no início do segundo dia do "Portugal Próximo" no norte do país, considerando o papel dos bombeiros "insubstituível", mas alertando para que "a comunidade tem de estar sensível permanentemente ao que deve fazer para o êxito da missão" do dispositivo.

"Há aqui um problema de edução, há aqui um problema de cultura. A comunidade tem de perceber que deve garantir a vossa segurança, garantindo a sua segurança", afirmou o chefe de Estado, lembrando a fase crítica de incêndios florestais que mobiliza desde o dia 01 de julho e nos próximos meses mais de dez mil elementos.

Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou que todos os cidadãos têm de "proporcionar o melhor número de condições" para que a missão seja bem sucedida, "prevenindo, atuando em conformidade, respeitando permanentemente" o contributo dos bombeiros, nas horas boas como nas horas más".

"Sobretudo nas horas boas, porque é nas horas boas que se previne o que possa vir a acontecer nas horas más e, agora que estamos a entrar num período mais complexo, mais difícil, que vai ser o período das próximas semanas, os próximos meses, é preciso que todos aqueles que vos rodeiam entendam o que devem fazer e o que não devem fazer para o êxito da vossa missão", reiterou.

O Presidente da República realçou o papel do "conjunto destas mulheres e destes homens que desinteressadamente, abnegadamente, constantemente, dia a adia, hora a hora, semana a semana, mês a mês, ano a ano serve a comunidade sem nada pedir de troca".

Mas, continuou, "depois tanto ou mais do que isso, o papel essencial das cidadãs e dos cidadãos". "De nada serve o vosso contributo se não for acompanhado da compreensão, do apoio, da solidariedade, da prevenção por parte das portuguesas e dos portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa passa a manhã de hoje em Bragança e prossegue no distrito transmontano durante a tarde com passagem por Vila Flor, Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.