OE2013: Governo cativa 2,5% das verbas para salários

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mai (Lusa) -- O Governo decidiu cativar 2,5% das verbas orçamentais destinadas ao pagamento de salários, deixando assim os serviços do Estado dependentes de uma autorização do ministro das Finanças para utilizar essas verbas.

A cativação faz parte da proposta de lei de Orçamento Retificativo enviada hoje à Assembleia da República onde se inclui uma cativação de "2,5% das dotações iniciais do subagrupamento 0101 -- «Remunerações certas e permanentes»", rubrica que diz respeito aos salários base não incluindo, por exemplo, suplementos remuneratórios.

Esta cativação substitui a reserva orçamental que tinha sido criada no Orçamento do Estado para 2013 e que é agora revogada para compensar o desvio orçamental provocado pelo cenário macroeconómico pior que o esperado inicialmente e o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do orçamento.

NM // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.