Brexit 'atira' Libra esterlina para novo mínimo de dois anos face ao euro

Brexit 'atira' Libra esterlina para novo mínimo de dois anos face ao euro
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A libra esterlina caiu hoje para o valor mais baixo em dois anos face ao euro, arrastada pelas incertezas políticas e económicas associadas à vitória do 'Brexit' na passada quinta-feira.

A meio da manhã, a moeda britânica estava a cair 2,17% face ao dólar, a cotar-se a 1,336 dólares, e 1,64% face ao euro, a cotar-se a 1,211, no mercado de câmbios de Londres.

Na bolsa de Londres, o índice FTSE-100 estava a perder a meio da manhã 83,25 pontos, cerca de 1,36%, para 6.055,44 pontos.

As ações do setor bancário registavam importantes quedas, tendo os 'papéis' dos bancos Barclays e Royal Bank of Scotland (RBS) sido temporariamente suspensas, depois de registarem decréscimos de mais de 10%, informou um porta-voz da bolsa de Londres.

Os bancos estão entre os mais castigados pela volatilidade dos mercados depois do 'Brexit' no referendo da passada quinta-feira.

O ministro das Finanças britânico, George Osborne, tentou acalmar hoje os mercados, afirmando que a economia "forte do país" vai ajudar a enfrentar as dificuldades relacionadas com o 'Brexit'.

Numa declaração antes da abertura da bolsa, Osborne admitiu que é "inevitável" que a economia vai ter de ajustar-se à nova situação mas enviou uma mensagem aos empresários afirmando que a economia é "fundamentalmente forte" e "está aberta aos negócios".

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu reúne-se na terça e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.