Filhos da mulher filmada a fazer sexo foram "afastados" da mãe - Comissão de Menores

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 15 jun (Lusa) -- Dois filhos menores da mulher filmada no sábado a praticar relações sexuais numa praia em Paredes de Coura foram "afastados" da mãe, informou hoje fonte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Guimarães.

"Os menores foram afastados da fonte de risco ou perigo", referiu a fonte.

Acrescentou que o processo foi hoje remetido para o Ministério Público e que, a partir de agora, "vão ser avaliadas alternativas" para o acolhimento futuro dos menores.

"Neste primeiro momento, o importante era salvaguardar o interesse dos menores, afastando-os da fonte de risco ou perigo, e isso foi feito de imediato", disse ainda.

Um casal foi filmado por populares, no sábado, numa praia fluvial em Paredes de Coura, a manter relações sexuais, na presença de uma criança de seis anos, filha da mulher.

O vídeo foi depois publicado nas redes sociais.

O caso foi participado à GNR por uma pessoa de Sines, que viu o vídeo nas redes sociais e ligou para o posto de Paredes de Coura.

A GNR levantou o auto de notícia e participou o caso à Polícia Judiciária, por envolver uma menor e por o vídeo ter sido divulgado na internet.

Residente em Guimarães, a mulher está separada e tinha a seu cuidado dois filhos menores, de 6 e 9 anos, que agora foram afastados do seu convívio pela CPCJ.

"Foi uma decisão que teve a autorização dos pais. Tanto o pai como a mãe sabem onde estão os filhos, em que circunstâncias e porquê", garantiu a fonte da CPCJ.

Um outro filho da mesma mulher, de 14 anos, também já está institucionalizado.

Entretanto, e como disse hoje à Lusa fonte judicial, o processo do casal filmado na praia de Paredes de Coura foi classificado como abuso sexual de menores e entregue ao tribunal de Viana do Castelo.

"O inquérito, que envolve dois arguidos, indiciados por abuso sexual de menor, corre no Ministério Público de Viana do Castelo, aguardando-se a conclusão da investigação, a cargo da Polícia Judiciária (PJ) de Braga", acrescentou a fonte.

Na terça-feira a PJ informou que "já há arguidos" no processo mas escusou-se a adiantar quem são.

"Já foram ouvidos alguns intervenientes, já foi analisado o vídeo entretanto publicado na internet e a investigação continua, com outras diligências", acrescentou.

De acordo com a PJ, os autores do vídeo e da sua publicação na Internet, por sua vez, poderão ter de responder por crimes de devassa da vida privada e de gravações ou fotografias ilícitas.

VCP/ABYC // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Viana do Castelo garante que ligação rodoviária ao Porto avança ainda em 2024

O novo autocarro que ligará, diariamente, Viana do Castelo à cidade do Porto deverá arrancar ainda no presente ano, escreve, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias, citando o anúncio feito pelo presidente da região do Alto Minho, Luís Nobre.

Morreu aos 95 anos mais um rosto da família Amorim

António Ferreira Amorim, pai do vigente presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim, Rio Amorim, morrreu esta quarta-feira aos 95 anos de idade, informou o ECO, citando uma fonte próxima da família.

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.