Massacre de Orlando é "inacreditável"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Fort Pierce, Estados Unidos, 13 jun (Lusa) -- O imã da mesquita frequentada pelo alegado autor do ataque numa discoteca na cidade norte-americana de Orlando, Florida, disse que o suspeito nunca tinha dado sinais de que seria capaz de tais atos de violência.

Omar Mateen, de 29 anos, participava nas orações noturnas três a quatro vezes por semana no Centro Islâmico de Fort Pierce, acompanhado pelo filho de quatro ou cinco anos de idade, disse o imã da mesquita.

"Ele rezava e o filho brincava", disse Syed Shafeeq Rahman, que conhecia Mateen desde 2003, quando se tornou imã.

Mateen não socializava, abandonando o local após as orações. Não falava, mas sorria e dava apertos de mão, acrescentou Rahman.

Para o imã, é "inacreditável" que Mateen tenha levou a cabo o ataque na discoteca 'gay' em Orlando, matando 50 pessoas e ferindo outras 53.

Este é o mais mortífero ataque terrorista nos Estados Unidos desde 11 de setembro de 2001.

Segundo as estações televisivas NBC e CNN, o autor do ataque jurou lealdade ao grupo extremista Esatdo Islâmico (EI) numa chamada telefónica feita para o número de emergências 911 pouco antes de abrir fogo sobre as pessoas que se encontravam na discoteca 'gay'.

"Nunca esperei isto", disse Rahman em declarações aos jornalistas com um Corão (escrituras sagradas muçulmanas) nas mãos. "Nós ensinamos a paz e a justiça", afirmou.

"Deve ter sido algum tipo de problema psicológico ou problema de raiva", acrescentou, indicando que Mateen pode ter sido radicalizado através da Internet.

Rahman disse ainda estar preocupado com a segurança da mesquita, localizada numa rua pacata da pequena cidade costeira de Fort Pierce.

FV // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.