Estivadores em greve mantêm piquete frente a cordão polícial em Xabregas, Lisboa

Estivadores em greve mantêm piquete frente a cordão polícial em Xabregas, Lisboa
| País
Porto Canal com Lusa

Um piquete de greve constituido por várias dezenas de estivadores esta hoje de manhã na entrada do terminal da Sotagus em Xabregas, Lisboa, que se encontra guardado por elementos da PSP.

As dezenas de estivadores em greve mostram-se revoltados com "a eventual" presença de trabalhadores da "'pool' alternativa" em laboração junto aos contentores, tentando evitar a retirada de contentores.

"Nós não conseguimos identificar os trabalhadores porque a polícia não nos permite proceder à identificação", disse à Lusa Sérgio Sousa, do Sindicato dos Estivadores, presente no local.

No terminal da Soflusa, em Xabregas, Lisboa, estão presentes elementos da Polícia Marítima e um grupo do Corpo de Intervenção da PSP, que se encontram posicionados junto aos portões, não se tendo registado até às 09:30 qualquer incidente.

António Mariano, presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, que se encontra também em Xabregas, disse à Lusa que vai realizar-se um plenário de trabalhadores, "ainda durante a manhã", na Gare Marítima de Alcântara.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.