Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores
Porto Canal
Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.
Os dados, provenientes de um estudo realizado por dois professores da Universidade Autónoma para a Portugal Activo, e noticiados pelo jornal Público, serão apresentados no 17.º congresso da associação Portugal Activo agendado para o próximo dia 24. O trabalho é o oitavo do género e baseia-se em informações recolhidas junto de dezenas de clubes e cadeias fitness em todo o país.
Neste momento, já são mais de 700 mil pessoas que praticam exercício em algum ginásio, número alcançado pela primeira vez no país. O número de clubes também aumentou. Enquanto no período pandémico eram cerca de 800, em 2023 já houve uma grande recuperação com 1056 clubes de portas abertas.
Além do aumento no número de praticantes, também se observa uma recuperação na faturação das empresas de fitness. Em 2019, a faturação sem IVA era de 289 milhões de euros, diminuindo para cerca de 165 milhões em 2020 e 2021. No entanto, em 2023, esse valor aumentou para 270 milhões de euros, com as mensalidades dos sócios e membros a contribuírem significativamente para 76% desse montante.
