Colégios privados apelam a Marcelo e Costa para repensar redução de financiamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 mai (Lusa) -- Centenas de professores, funcionários, pais e alunos de colégios privados concentraram-se em frente ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, inaugurado hoje, no Porto, pelo Presidente da República e o primeiro-ministro, para contestarem a redução de financiamento.

Vestidos de amarelo, segurando em balões da mesma cor, os manifestantes gritavam "Defesa da escola", "Nós também somos professores", "Pela liberdade de escolha da escola" ou "Não tirem o meu filho da escola de que ele tanto gosta".

O Ministério da Educação (ME) anunciou a redução em 57% do número de turmas com contrato de associação -- financiadas pelo Estado --, em escolas privadas, já no próximo ano letivo.

Em declarações à Lusa, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Externato Infante Dom Henrique, em Braga, disse que o objetivo desta concentração é alertar os governantes para a redução do financiamento destes colégios, fazendo com que muitos encerrem.

"Estamos a ser vítimas de um ataque cerrado, um ataque sem motivos e sem precedentes", frisou.

E realçou: "Há escolas com contrato de associação que tanto têm contribuído para a educação em Portugal".

Filipa Amorim pediu, "por favor", a Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, para ouvir as escolas, os pais, os alunos e os funcionários, porque não estão só em causa postos de trabalho, mas projetos educativos e de vida.

"Os cortes implicam claramente uma rutura nas expectativas que as famílias e crianças legitimamente criaram", salientou.

A responsável frisou que o governo quer tirar aos alunos e pais a possibilidade de escolher a escola onde querem estar.

Estas escolas estão enraizadas na comunidade, cumprem os objetivos, dão resposta efetiva e são integrantes da rede pública, vincou. "Queremos paz, queremos respeito, queremos que se faça justiça", ressalvou.

Na manifestação estão representantes da Didáxis (Famalição), Externato Infante Dom Henrique (Braga), Colégio Santa Maria de Lamas (Santa Maria da Feira), Externato Delfim Ferreira (Famalicão) e Instituto Nuno Álvares (Santo Tirso).

SYF/LIL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".