Manifestantes contra cortes nos contratos de associação aguardam Costa em Santo Tirso

Manifestantes contra cortes nos contratos de associação aguardam Costa em Santo Tirso
| Norte
Porto Canal com Lusa

Centenas de professores, pais, funcionários e alunos de colégios privados estão concentrados em Santo Tirso aguardando a chegada do primeiro-ministro para inaugurar dois museus naquela cidade, manifestando-se contra cortes no financiamento por parte do Governo.

Com 't-shirts' amarelas vestidas onde se lê "Defesa da escola", os manifestantes fazem barulho com apitos, bombos e cornetas e mostram cartazes com 'slogans' como "Eu não sou um caso, sou uma causa", "Descartáveis são os governos! Não pessoas de carne, osso e alma" e "O Partido Socialista fecha escolas de qualidade".

Ana Fangueiro, do colégio Infante D. Henrique, em Braga, afirmou à agência Lusa que "a zona Norte é dizimada com o fim do financiamento de turmas com contrato de associação".

"É um sentimento de profunda injustiça. Isto é um combate ideológico sem história, esta escola tem um projeto há mais de três décadas e presta um excelente serviço às populações", disse.

Ana Paula Guimarães, funcionário num colégio em Riba d'Ave que não pode abrir turmas com contrato de associação no próximo ano letivo, considerou que o dinheiro das escolas públicas é de todos os contribuintes.

"O primeiro-ministro está no Governo pelos portugueses, por todos, não apenas pelos funcionários públicos", sustentou.

O Estado vai financiar 273 turmas em início do ciclo em colégios privados no próximo ano letivo, de acordo com um aviso de abertura de concurso para extensão dos contratos de associação em vigor publicado sexta-feira na página na Internet da Direção-Geral da Administração Escolar.

No presente ano letivo funcionam nas escolas privadas 656 turmas com contrato de associação.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.