Sócrates vai estar na inauguração do Túnel do Marão, presidida por António Costa

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 05 mai (Lusa) -- O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar presente no sábado na cerimónia de inauguração da Autoestrada do Marão - Túnel do Marão, obra que lançou em 2008, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo.

A mesma fonte referiu que o Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção direta no projeto do Túnel do Marão: José Sócrates aceitou o convite, enquanto Pedro Passos Coelho declinou por motivo de compromissos já assumidos.

A cerimónia oficial realiza-se no sábado à tarde e vai ser presidida pelo atual primeiro-ministro, António Costa.

Esta autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada.

A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria "acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão", considerando tratar-se de uma "obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país" e que "marcará um antes e um depois".

Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.

O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, a empreitada foi concluída pela Infraestruturas de Portugal e abre ao trânsito às 00:00 de domingo.

A nova autoestrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

PLI // SMA

Lusa

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.