Mais de 50 empresas encerram após alerta da OMS para o consumo de carnes processadas

Mais de 50 empresas encerram após alerta da OMS para o consumo de carnes processadas
| País
Porto Canal (AYS)

O alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o risco de desenvolvimento de cancro no consumo de carnes processadas leva ao encerramento de mais de 50 empresas nos últimos seis meses. Valores não ficam por aqui.

A OMS assume que as carnes processadas (fumadas, curadas, salgadas, ou com conservantes) contêm substâncias cancerígenas responsáveis pelo surgimento de cancro no intestino.

Em declarações ao JN e o Dinheiro Vivo, Marianela Lourenço, Presidente da Federação Nacional das Associações Comerciantes de Carnes (FNACC), revela que estes produtos apenas colocam em causa a saúde dos portugueses se forem consumidos em excesso.

Numa altura em que nada previa um aumento do desemprego neste setor, os técnicos das carnes vêm-se obrigados a procurar outras soluções, alguns optam pela emigração.

Aponta-se agora para as proteínas de origem vegetal como alternativa saudável apesar das carnes processadas ainda alimentarem milhões. A presidente da FNACC revela que o alerta dado pela OMS assustou as pessoas e que estas não perceberam que “o problema era o excesso”, assim, a venda de carnes caiu 30%.

 

Números do Setor

São 641 fábricas de abate, preparação e conservação de produtos à base de carne. As fábricas de transformação empregam 15 833 pessoas dos quais 4363 trabalham nas 201 empresas localizadas no norte do país.

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".