O "homem do chapéu" foi também acusado pelos ataques na Bélgica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 abr (Lusa) -- O belga-marroquino Mohamed Abrini, o "homem do chapéu", já acusado pelos atentados de Paris, foi também acusado pelos "crimes terroristas" nos ataques de 22 de março em Bruxelas, anunciou hoje o procurador federal belga.

O juiz considerou que "participou nas atividades de um grupo terrorista, de assassinatos terroristas e de tentativas de assassinatos terroristas".

Num comunicado, o Ministério Público belga revela ainda que a célula terrorista de Bruxelas pretendia voltar a atacar a França.

"A Procuradoria Federal confirma que vários elementos da investigação indicam que o objetivo do grupo terrorista era atacar de novo a França", indica o comunicado.

Procurado desde novembro, Abrini foi detido na sexta-feira depois de ter sido identificado como o terceiro homem no aeroporto de Bruxelas-Zaventem, que abandonou o local pouco antes do duplo ataque suicida.

MCL//GC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Lula teve alta hospitalar e regressa a casa

O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta do hospital de São Paulo onde foi operado de urgência na terça-feira a uma hemorragia intracraniana, anunciaram este domingo os seus médicos.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.