Bombista-suicida deixa nota que desresponsabiliza cúmplices

Bombista-suicida deixa nota que desresponsabiliza cúmplices
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ibrahim El Bakraoui, que se fez explodir no aeroporto internacional de Bruxelas a 22 de março, deixou uma mensagem no computador encontrado num caixote do lixo após o atentado, na qual desculpa os outros suspeitos detidos por cumplicidade.

No computador encontrado numa rua de Schaerbeek, que também continha o seu testamento, Ibrahim El Bakraoui, um belga de 29 anos, menciona diferentes suspeitos que o ajudaram na preparação do atentado suicida, através da compra ou do arrendamento de 'casas seguras', escrevem hoje os diários do grupo Mediahuis.

Não obstante, diz El Bakraoui -- cujo irmão Khalid se fez explodir no metro de Maelbeek -- estes "ajudantes" não sabiam em que é que cooperavam.

Entre eles figuraria Mohamed Bakkali, de 28 anos, considerado o homem que alugou a casa em Schaerbeek, onde foram fabricados os cintos explosivos para os atentados de 13 de novembro, em Paris.

Este também alugou a casa de Auvelais, perto de Namur, onde também foram fabricados cintos explosivos.

Segundo a mensagem de Ibrahim, Bakkali não estava a par do objetivo final, algo que os investigadores belgas consideram improvável, indica a Agência Belga citada pela Efe.

Os atentados terroristas de 22 de março, no aeroporto e na estação de metro de Maelbeeck, em Bruxelas, causaram 32 mortos e 340 feridos.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.