MNE português renova compromisso na luta contra o terrorismo

| País
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 22 mar (Lusa) - O ministro português dos Negócios Estrangeiros expressou hoje o pesar do Estado português pelos ataques terroristas em Bruxelas, renovando o compromisso do país na luta contra o terrorismo.

"Quero afirmar o empenhamento de Portugal, no quadro da União Europeia e da comunidade internacional a que pertence, numa luta firme e sólida contra o terrorismo, respeitando os princípios de um estado de direito", disse Augusto Santos Silva à Lusa.

Pelo menos 34 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas nas três explosões registadas hoje em Bruxelas - duas no aeroporto de Zaventem e uma na estação de metro de Maalbeek, junto às instituições europeias, bem no centro da capital belga.

"Gostava também de expressar as condolências do governo português para com as autoridades belgas e para com o povo belga, em especial para com os residentes de Bruxelas", disse o ministro em Nova Iorque, onde se encontra para participar num encontro do Conselho de Segurança da ONU e reunir com o secretário-geral da ONU.

Augusto Santos Silva referiu-se também à portuguesa que ficou ferida durante os ataques, dizendo que "os ferimentos foram ligeiros" e que a mulher "se encontrava bem".

A procuradoria belga já confirmou que, no caso do aeroporto, tratou-se de um atentado terrorista suicida.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

AYS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

É a primeira vez que é avistado um meteoro em Portugal?

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado.

Semana volta a arrancar com descida no preço dos combustíveis. Confira onde custam menos no Porto

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.