Putin condena ataques "selvagens" e pede cooperação internacional

Putin condena ataques "selvagens" e pede cooperação internacional
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou hoje como "selvagens" as explosões que mataram pelo menos 21 pessoas em Bruxelas e pediu ao reforço da cooperação internacional para fazer frente ao terrorismo internacional.

"O presidente condenou estes crimes salvagens, expressou as suas condolências ao povo belga, ao rei dos belgas Filipe, e mostrou a sua mais absoluta solidariedade com os belgas nestas horas difíceis", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Num comunicado difundido pelo Kremlin, Putin afirmou que os atentados "não têm qualquer justificação e demonstram pela enésima vez que o terrorismo não conhece fronteiras e ameaça os povos de todo o mundo".

"A luta contra este mal exige a mais estreita cooperação internacional", sublinhou.

O presidente russo mostrou-se ainda seguro de que os responsáveis por estas explosões serão castigados.

Pelo menos 21 pessoas morreram hoje nas explosões em Bruxelas, de acordo com um balanço provisório dos bombeiros locais à agência noticiosa France Presse (AFP).

No aeroporto de Zaventem foram contados 11 mortos e na estação de metro de Maelbeel um dezena, disse a mesma fonte.

"A maioria dos feridos já foi retirada dos locais, mas a situação é ainda muito caótica", referiu.

As explosões surgem dias após a detenção em Bruxelas, na sexta-feira, de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos atentados terroristas de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.