Abreu Amorim admite abandonar vida política após derrota em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 02 out (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/CDS à Câmara de Gaia derrotado domingo pelo PS, Carlos Abreu Amorim, admitiu hoje poder abandonar a vida política e regressar à vida académica, mas só depois de uma "reflexão profunda".

"Eu não fui capaz de unir o eleitorado natural da coligação Gaia na Frente e portanto tenho de fazer uma reflexão profunda sobre se continuo na vida política ou se regresso à minha vida académica", afirmou à Lusa o deputado que nas eleições de domingo conseguiu apenas 19,97 % dos votos, contra 38,15 do PS.

Carlos Abreu Amorim, que hoje esteve na Assembleia da República, admitiu que "todas as carreiras académicas [e] políticas têm altos e baixos", mas "não se deve decidir a quente".

"Por isso é que não digo já o que vou fazer porque acho que devo deixar passar alguns dias", explicou.

O social-democrata já decidiu porém que não ficará em Gaia para assumir o cargo de vereador, referindo ter-se candidatado "com um projeto de governação [que] foi claramente rejeitado".

"Julgo que não seria coerente com esse projeto eu aceitar agora o lugar de vereador sem pelouro, sem pasta, sem oportunidade de por em prática as minhas ideias", justificou Abreu Amorim para quem "os políticos, todos eles, devem ver que quando o eleitorado pura e simplesmente não aceita ou rejeita as suas propostas".

"Há um juízo pessoal e o juízo pessoal é que as minhas propostas não foram aceites, foram recusadas e portanto eu devo agir em conformidade", continuou.

O deputado lembrou ter ficado "em segundo lugar mas a uma distância muito grande do primeiro", salientando que o eleitorado natural da coligação "fendeu-se".

"Os votos da coligação Gaia na Frente e do independente dão a vitória, mas julgo que teria havido uma dinâmica de vitória imparável para o eleitorado natural que tem sido o da coligação e que se dividiu em dois", referiu.

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.