Ministro francês reconhece que declarações sobre ciganos foram infelizes

Ministro francês reconhece que declarações sobre ciganos foram infelizes
| Mundo
Porto Canal

O ministro do Interior francês, Manuel Valls, reconheceu perante o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, que foi infeliz quando disse que os ciganos búlgaros e romenos não querem integrar-se na sociedade francesa, noticiaram hoje ‘media’ locais.

Segundo as televisões RTL e BFMTV, Valls manteve um encontro privado com o primeiro-ministro na segunda-feira durante o qual reconheceu que tinha dito “frases ambíguas” e “mal calculadas”, ao afirmar que os ciganos romenos e búlgaros devem ser expulsos de França e ser integrados pelos seus países de origem.

O ‘mea culpa’ do ministro foi divulgado depois de Ayrault ter afirmado, na segunda-feira no parlamento, que os ciganos podem ser integrados em França desde que “respeitem as leis”.

A polémica sobre a questão dos ciganos em França reacendeu-se nas últimas semanas e a linha dura defendida por Valls, apoiada pela opinião pública em sondagens, suscitou críticas mesmo dentro do Governo francês, como por exemplo da ministra da Habitação, a ecologista Cécile Duflot.

Apesar das declarações que fez apoiando a integração dos ciganos, o primeiro-ministro rejeitou a entrada da Roménia e da Bulgária no espaço Schengen de livre circulação de pessoas, afirmando que não estão reunidas as condições em matéria de polícia, justiça e controlo de fronteiras.

“Schengen é um espaço em que todos os membros que o formam se devem comprometer a impedir a imigração clandestina e a lutar contra a criminalidade e o tráfico de seres humanos”, disse Jean-Marc Ayrault.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.