Sócrates afirma que "usar a prisão para extorquir confissões" é "de um passado medieval"

Sócrates afirma que "usar a prisão para extorquir confissões" é "de um passado medieval"
| Política
Porto Canal com Lusa

O antigo primeiro-ministro José Sócrates disse hoje, em Vila Nova de Gaia, que "não há processo justo se for intimidatório", considerando que "usar a prisão para extorquir confissões" é "de um passado medieval".

No início de uma intervenção à qual chamou "Estado e indivíduo: Considerações sobre a ação penal democrática", organizada por uma sociedade de advogados de Espinho, a Azevedo Brandão & Associados, José Sócrates começou por referir que iria "discutir a justiça à luz do processo" em que está envolvido, aproveitando para se defender.

"Quero defender-me das imputações falsas e injustas. E quero denunciar os abusos e arbitrariedades que pendem sobre mim", referiu o ex-governante que entrou na sala ao lado do presidente da câmara de Matosinhos, o independente Guilherme Pinto.

José Sócrates citou vários estudiosos para sublinhar a ideia de que "um abuso cometido contra alguém é uma ameaça contra todos" e falou em "máquinas intimidatórias", considerando que a "prisão preventiva serve para extorquir confissões".

"Não há processo justo se ele for intimidatório. Usar a prisão para extorquir confissões não são regras de agora, são regras de um passado medieval", frisou.

+ notícias: Política

Seguro agradece a Marcelo e promete ser "Presidente de Portugal inteiro"

O novo chefe de Estado, António José Seguro, agradeceu ao seu antecessor a dedicação a Portugal e prometeu ser o "Presidente de Portugal inteiro", expressando respeito pela pluralidade do parlamento e assegurando-lhe cooperação institucional.

Negociação da legislação laboral termina sem acordo

O presidente da CIP, Armindo Monteiro, disse em declarações à RTP Notícias que as negociações sobre o pacote laboral terminaram sem acordo e responsabilizou a UGT pela ausência de um entendimento.

António José Seguro é oficialmente Presidente da República, já prestou juramento sobre a Constituição

António José Seguro prestou juramento sobre a Constituição da República Portuguesa esta segunda-feira, perante o parlamento, na sessão solene de tomada de posse do Presidente da República.