Sócrates acusa justiça de impedir uma suposta candidatura a Belém

Sócrates acusa justiça de impedir uma suposta candidatura a Belém
| País
Porto Canal (MYF)

José Sócrates acusa a justiça de impedir uma suposta candidatura a Presidente da República, algo que diz que “nunca fez parte da minha ambição”. O ex-Primeiro Ministro acusa ainda a imprensa de “conluio” com a justiça e garante que "não há nenhuma prova" contra si.

Numa entrevista publicada esta terça-feira no site do jornal holandês NRC e citada pelo Jornal de Negócios, o antigo líder socialista mostra-se confiante com a sua inocência e lembra que “não há nenhuma prova” contra si. Acrescenta que é "inacreditável" que não exista qualquer formalização de uma acusação, 15 meses depois de ter sido detido. Recorde-se que José Sócrates é acusado de branqueamento de capitais, crimes de corrupção e fugas ao fisco.

Durante a entrevista, José Sócrates vai mais longe defendendo que o processo judicial denominado de Operação Marquês resulta de um "ódio político", numa alegada tentativa de a Justiça impedir uma hipotética candidatura a Belém, algo que "nunca fez parte da minha ambição”, disse. Esse “ódio” deriva de uma relação de “conluio” entre a imprensa e a justiça, explicando que muitos jornalistas conseguem informações privilegiadas para em troca escreverem laudativamente sobre a Justiça.

O socialista aproveitou o momento para agradecer o apoio dado por várias figuras, como o de António Guterres, e critica ainda a forma como Bruxelas está a gerir a crise dos refugiados, questionando-se onde estão os "ideiais" europeus.

 

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.