Sócrates acusa justiça de impedir uma suposta candidatura a Belém

Sócrates acusa justiça de impedir uma suposta candidatura a Belém
| País
Porto Canal (MYF)

José Sócrates acusa a justiça de impedir uma suposta candidatura a Presidente da República, algo que diz que “nunca fez parte da minha ambição”. O ex-Primeiro Ministro acusa ainda a imprensa de “conluio” com a justiça e garante que "não há nenhuma prova" contra si.

Numa entrevista publicada esta terça-feira no site do jornal holandês NRC e citada pelo Jornal de Negócios, o antigo líder socialista mostra-se confiante com a sua inocência e lembra que “não há nenhuma prova” contra si. Acrescenta que é "inacreditável" que não exista qualquer formalização de uma acusação, 15 meses depois de ter sido detido. Recorde-se que José Sócrates é acusado de branqueamento de capitais, crimes de corrupção e fugas ao fisco.

Durante a entrevista, José Sócrates vai mais longe defendendo que o processo judicial denominado de Operação Marquês resulta de um "ódio político", numa alegada tentativa de a Justiça impedir uma hipotética candidatura a Belém, algo que "nunca fez parte da minha ambição”, disse. Esse “ódio” deriva de uma relação de “conluio” entre a imprensa e a justiça, explicando que muitos jornalistas conseguem informações privilegiadas para em troca escreverem laudativamente sobre a Justiça.

O socialista aproveitou o momento para agradecer o apoio dado por várias figuras, como o de António Guterres, e critica ainda a forma como Bruxelas está a gerir a crise dos refugiados, questionando-se onde estão os "ideiais" europeus.

 

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".