Tribunal indicia corrupção de José Sócrates

Tribunal indicia corrupção de José Sócrates
| País
Porto Canal (MYF)

Os advogados de José Sócrates apontam para a falta de provas de crime de corrupção, mas o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) não concorda e dá razão ao Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público acusa José Sócrates de estar envolvido em atos de corrupação. Os indícios recolhidos são suficientes para os juízes desembargadores, José Simões de Carvalho e Maria Margarida Bacelar, referirem que “a indiciação feita é suficiente para a integração jurídico-penal dos factos como crime de corrupção".

Mesmo que não seja possível estabelecer uma relação causa-efeito, existe um "modus operandi" entre Sócrates e o seu amigo e também arguido na Operação, Marquês Carlos Santos Silva, que indicia a prática do crime.

No recurso de novembro, os advogados Pedro Delille e João Araújo apontaram para a inexistência de provas e que, por isso, não havia razão de imputar o seu cliente, muito menos, dizer que se trata de um caso de corrupação. Salientaram ainda que a investigação formulou "uma imputação genérica, não identificando quais os concretos atos venais em causa" nos quais Sócrates, enquanto primeiro-ministro, "terá tido intervenção", mas o TRL não concordou.

José Sócrates está a ser investigado por ser suspeito de envolvimento no Grupo Lena e Vale do Lobo e associado a entregas de dinheiro, compra de imóveis, pagamentos de férias e compras do livro “A Confiança no Mundo”, publicado por o ex-primeiro-Ministro.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.