Tribunal indicia corrupção de José Sócrates

Tribunal indicia corrupção de José Sócrates
| País
Porto Canal (MYF)

Os advogados de José Sócrates apontam para a falta de provas de crime de corrupção, mas o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) não concorda e dá razão ao Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público acusa José Sócrates de estar envolvido em atos de corrupação. Os indícios recolhidos são suficientes para os juízes desembargadores, José Simões de Carvalho e Maria Margarida Bacelar, referirem que “a indiciação feita é suficiente para a integração jurídico-penal dos factos como crime de corrupção".

Mesmo que não seja possível estabelecer uma relação causa-efeito, existe um "modus operandi" entre Sócrates e o seu amigo e também arguido na Operação, Marquês Carlos Santos Silva, que indicia a prática do crime.

No recurso de novembro, os advogados Pedro Delille e João Araújo apontaram para a inexistência de provas e que, por isso, não havia razão de imputar o seu cliente, muito menos, dizer que se trata de um caso de corrupação. Salientaram ainda que a investigação formulou "uma imputação genérica, não identificando quais os concretos atos venais em causa" nos quais Sócrates, enquanto primeiro-ministro, "terá tido intervenção", mas o TRL não concordou.

José Sócrates está a ser investigado por ser suspeito de envolvimento no Grupo Lena e Vale do Lobo e associado a entregas de dinheiro, compra de imóveis, pagamentos de férias e compras do livro “A Confiança no Mundo”, publicado por o ex-primeiro-Ministro.

+ notícias: País

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão.