Reunião entre Rui Moreira e António Costa terminou em silêncio absoluto

| Norte
Porto Canal (MYF)

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Primeiro-Ministro, António Costa, terminaram a reunião, que se realizou esta quarta-feira em Lisboa, em silêncio absoluto. Em entrevista à revista Visão, o autarca do Norte lamenta que a sua cidade só seja lembrada para ‘pagar faturas e fazer sacrifícios’ e não poupa "uma certa intelligentsia lisboeta”.

Rui Moreira convocou na passada sexta-feira, uma reunião com António Costa, para comunicar ao Governo as tomadas de posições tornadas públicas ao longo dos últimos dias. No entanto, ainda não se sabe o que terá dito o Primeiro-Ministro, mas calcula-se que a eliminação das rotas entre o Aeroporto Sá Carneiro e Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona será para manter.

Relembre-se que Pedro Marques, Ministro do Planeamento e Infraestruturas já explicou por várias vezes que “as decisões relativas a rotas e frequências de voos permanecerão nas competências da comissão executiva” da empresa e que, “do ponto de vista estratégico, a TAP vai ter mais voos a partir do Porto - e esse é um grande ganho”, afirmou o Ministro.

Rui Moreira: “Procurarei causar o maior dano possível para que a TAP mude de opinião”

O autarca do Porto lamenta que a sua cidade só seja lembrada para ‘pagar faturas e fazer sacrifícios’ e não poupa "uma certa intelligentsia lisboeta constituída por parolos da província que acampam na capital e que, para mostrarem serviço, têm de parecer mais centralistas", disse à revista Visão, numa entrevista publicada, esta quinta-feira, onde as atenções foram viradas para a TAP e para explicar a relação do Porto com o centralismo.

Rui Moreira defende que “se a TAP for privada, só posso dizer aos acionistas que é um mau negócio, que estão a gerir mal a empresa e procurarei causar o maior dano possível para que a TAP mude de opinião. Mas não sei se é portuguesa, se é privada, não sabemos o que é. O Governo tem de explicar.”

Acrescenta ainda que “o dano criado na reputação da TAP é enorme. Espero que a TAP não abandone o Porto, mas o Porto já está abandonar a TAP a uma velocidade muito grande”, disse reforçando a ideia de que as rotas eliminadas pela companhia aérea não são deficitárias. A entrevista foi realizada antes de o autarca ter-se reunido com António Costa.

+ notícias: Norte

Idosa de 77 anos desaparecida após incêndio que consumiu casa em Monção

Um incêndio que deflagrou às 22h41 de segunda-feira destruiu por completo uma habitação em Riba de Mouro, Monção, tendo sido retomadas hoje as buscas pela idosa que residia, sozinha na casa, revelou a proteção civil.

Matosinhos deixa de cobrar taxa turística em dormidas inferiores a 4 horas

A Câmara de Matosinhos vai deixar de cobrar taxa turística em dormidas com menos de quatro horas e em estadias em parques de campismo ou de caravanismo de três meses ou mais, segundo foi publicado esta terça-feira em Diário da República.

PCP de Gaia acusa Menezes de "criar dificuldades reais" com corte nos passes para idosos

O PCP de Gaia acusou o executivo municipal de “criar dificuldades imediatas e reais” com a suspensão temporária do apoio nos passes de transportes para idosos, considerando que a decisão foi “repentina e sem informação prévia clara”.