Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC

Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC
| País
Porto Canal (MYF)

Fernando Pinto, Presidente da TAP, foi chamado de urgência pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). O encontro, que ocorrerá durante a tarde desta segunda-feira, deverá ficar marcado pelo chumbo à privatização original da TAP. O regulador pedirá esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa.

Segundo a rádio Renascença, a ANAC bloqueou o acordo inicial de privatização feito ainda pelo anterior Governo porque continua com dúvidas sobre quem manda na companhia aérea.

Ao que tudo indica, o regulador deverá pedir esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa. Este valor é repartido pelos privados, dos quais fazem parte os chineses da HMA e o Estado, a quem cabe entrar com 30 milhões de euros.

Na passada sexta-feira, a ANAC avançou num comunicado que decidiu aplicar à TAP e à Portugália medidas cautelares que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinária ou que tenham impacto significativo no património, na atividade e na operação das duas empresas. Estas medidas vão estar em vigor durante três meses.

O Estado deverá pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da TAP. O acordo alcançado entre o Governo e consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman prevê ainda que o consórcio privado passe de 61% do capital da companhia para 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.