França ameaça Facebook

França ameaça Facebook
| Mundo
Porto Canal (MYF)

O Facebook tem três meses para parar de exportar dados para os EUA e recolher informações sobre os utilizadores franceses que não estão a usar o serviço diretamente, decidiu a Commission Nationale de L’Informatique et des Libertés (CNIL), da França.

A comissão francesa alertou para o Facebook parar de exportar os dados que recolhe dos utilizadores para os EUA. A rede social tem estado a realizar a passagem de dados para o outro lado do atlântico ao abrigo do Safe Harbor, apesar de este ter sido declarado ilegal pela Comissão Europeia, em outubro de 2015.

O CNIL quer acabar ainda com a estratégia do Facebook em colocar cookies nos computadores dos utilizadores de forma a conseguir recolher informações em vários sites que usam os seus plugins e outros serviços. O objetivo é proteger o mais possível os dados dos cidadãos.

Os países europeus tentam que os dados fiquem alojados apenas na Europa. No entanto, estes dados são o maior ativo e uma fonte de rendimento garantida para o Facebook, estando por isso, a rede social a tentar evitar estas limitações, procurando contornar as regras e encontrar falhas nas legislações.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.