Homem abatido em interrogatório sobre atentado de Boston não estava armado -- Imprensa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 30 mai (Lusa) -- O homem, de origem chechena, morto a tiro pelo FBI durante um interrogatório sobre os atentados na maratona de Boston não estava armado, revelou, esta quarta-feira, o jornal The Washington Post.

Ibrahim Todashev, de 27 anos, foi abatido pela polícia federal dos Estados Unidos em Orlando, no estado da Florida, há uma semana, alegadamente depois de ter esfaqueado um agente durante o interrogatório de que era alvo sobre o seu eventual envolvimento num triplo homicídio com Tamerlan Tsarnaev, ocorrido antes do atentado de Boston.Segundo relatou na altura o FBI, o homem iniciou uma "confrontação violenta", mas, fonte oficial de investigação disse ao jornal norte-americano que Todashev confrontou os agentes e virou a mesa, mas não tinha nem uma arma de fogo nem uma faca na sua posse, como foi referido.

O incidente ocorreu depois de horas de interrogatório.

Investigadores disseram à imprensa norte-americana que Tsarnaev e Todashev terão alegadamente assassinado há dois anos, num subúrbio de Boston, três pessoas, cujos corpos foram descobertos, quase decapitados, e cobertos de marijuana e milhares de dólares.

Todashev seria amigo de Tsarnaev, o qual conhecia devido ao interesse comum pelas artes marciais.

Tsarnaev, de 26 anos, e o seu irmão, Dzhokhar, de 19 anos, são apontados como os presumíveis autores do atentado de Boston, a 15 de abril, que resultaram na morte de três pessoas e em mais de 260 feridos.

Tamerlan Tsarnaev foi morto durante uma perseguição policial dias depois do atentado, enquanto o seu irmão, capturado depois de uma exaustiva 'caça ao homem', se encontra atualmente sob custódia policial.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.