PS diz que "montanha pariu um rato" sobre interessados nos estaleiros de Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 set (Lusa) - O candidato socialista à Câmara de Viana do Castelo disse hoje que "a montanha pariu um rato" referindo-se ao anunciado interesse de várias entidades nos estaleiros navais do concelho, porque apenas duas propostas deram entrada no concurso da subconcessão.

O socialista José Maria Costa recordou que o ministro da Defesa Nacional chegou a admitir o interesse de mais de uma dezena de entidades na subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a vigorar até 31 de março de 2031.

Contudo, até ao prazo limite do concurso, esta segunda-feira, apenas os portugueses da Martifer e um grupo russo do setor naval formalizaram propostas.

"Parece que a montanha pariu um rato e só temos duas propostas", disse José Maria Costa, candidato socialista, depois de se reunir com a administração e representantes dos trabalhadores dos ENVC.

"Mas também estranho que, tendo o ministério nomeado um júri presidido por um magistrado para apreciar as propostas, antes das propostas serem abertas o senhor ministro já diz que a construção naval [em Viana] está garantida. Há qualquer coisa aqui que não bate certo", apontou.

Na segunda-feira, poucas horas depois de a administração dos ENVC ter confirmado que deram entrada neste concurso duas propostas, o ministro José Pedro Aguiar-Branco sublinhou que "ambas preveem a manutenção da construção naval", mas sem garantias sobre a manutenção dos atuais 620 postos de trabalho.

Já o candidato socialista, atual autarca e um ex-quadro dos ENVC, afirma ter saído destas reuniões na empresa "muito preocupado" com o "futuro dos estaleiros" e pelo "estado anímico" que encontrou nos trabalhadores, que "aguardam há dois anos por uma solução".

O PS insiste numa solução que mantenha os ENVC no setor empresarial do Estado, afirmando que a opção de subconcessão dos terrenos e infraestruturas não garante o futuro da atividade e os postos de trabalho.

Além de José Maria Costa (PS), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), Hélder Pena (PAN), Eduardo Teixeira (PSD), Ilda Figueiredo (CDU) e Carlos Meira (CDS-PP/MPT).

PYJ // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.