MNE do Quénia diz que havia "dois ou três" norte-americanos entre autores de ataque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 24 set (Lusa) -- A ministra dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Amina Mohamed, afirmou hoje que havia "dois ou três" norte-americanos entre os autores do ataque a um centro comercial, este fim de semana, em Nairobi, do qual resultaram 62 mortos.

Durante o programa informativo "Newshour", da cadeia PBS, a chefe da diplomacia queniana explicou que os norte-americanos envolvidos tinham entre 18 e 19 anos, eram de origem somali e árabe, sendo que um deles é proveniente do estado do Minnesota.

A ministra dos Negócios Estrangeiros queniana também confirmou o envolvimento de uma mulher britânica que, segundo as informações de que dispõe, já teria participado noutros atentados terroristas.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, assegurou que as autoridades estão a trabalhar no sentido de determinar se efetivamente algum cidadão norte-americano esteve envolvido no ataque, sem facultar, contudo, detalhes sobre a investigação.

A confirmar-se, esta não seria a primeira vez que um grupo radical recruta norte-americanos para as suas fileiras.

O Exército queniano já assumiu o "controlo" do centro comercial "Westgate", situado na capital, ocupado desde sábado pela milícia fundamentalista somali "Al-Shebab".

A milícia somali Al-Shebab, com ligações à Al-Qaida, reivindicou a autoria do ataque, que começou a meio do dia de sábado, quando homens armados entraram no complexo, atirando granadas e disparando armas automáticas.

A Al-Shebab justificou o ataque como sendo uma retaliação pela intervenção militar queniana na Somália, onde militares do Quénia se encontram a combater os islamitas.

A polícia queniana deu conta, entretanto, da detenção de mais de dez suspeitos ligados ao ataque, que durou mais de 60 horas, do qual resultaram pelo menos 62 mortos e 180 feridos.

Segundo a Cruz Vermelha, há ainda cerca de 60 pessoas dadas como desaparecidas, por estarem incontactáveis desde o ataque.

Durante estes últimos três dias, as forças de segurança e as corporações de voluntários conseguiram retirar cerca de mil pessoas do "Westgate", um dos centros comerciais mais luxuosos da cidade e frequentado por expatriados e quenianos da classe alta.

Este foi o pior ataque terrorista em Nairobi, desde o bombardeamento da embaixada dos EUA pela Al-Qaeda, em 1998, que causou mais de 200 mortos.

DM (RN) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.