David Bowie o "messias"

David Bowie o "messias"
| Mundo
Porto Canal

Um breve perfil sobre uma espécie de "messias" da música mundial. Quem foi "Ziggy"? Como viveu "Dory"? E como se eternizou o "Young American"?

Nome: David Robert Jones
Data de Nascimento: 8 de Janeiro de 1947
Local: Brixton, Londres
Data de obito: 11 de Janeiro de 2016

A 8 de Janeiro de 1947 em Brixton, Londres nasceu David Robert Jones, aquele que viria a ser o cameleão do Rock.

Aos 13 anos de idade David deixa Bromley Technical High School para trabalhar como artista comercial. Foi nessa mesma escola que se envolveu numa luta com um amigo, George Underwood, que o deixou com a pupila esquerda permanentemente paralisada, o que viria ser uma das imagens de marca do artista.

Após ter participado em diversas bandas como "The King Bees, the Manish Boys, Davey Jones and the Lower Third", decide alterar o seu nome para David Bowie para evitar confusões e associações com Monkees' Davy Jones.

A partir de 1970 Bowie cria álbuns que marcariam a história do Rock: "The Man Who Sold the World", "Hunky Dory", "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars". É com este album que surge o Glam Rock, uma mistura do Rock tradicional com elementos cénicos e androginia.

Assim os anos 70 ficariam para sempre marcados com a carreia de David Bowie. Álbuns como "Aladdin Sane", "Diamond Dogs", "Young Americans" - de onde saiu a música 'Fame' escrita em parceria com John Lennon que conquistou os Estados Unidos - "Station to Station" e "Heroes".

Ao longo dos anos 80 Bowie teve uma carreia musical mais irregular dedicando-se mais ao mundo do cinema.

David Bowie morreu durante a noite de domingo aos 69 anos, 18 meses depois de combater um cancro. O artista britânico tinha lançado o seu mais recente álbum na sexta-feira passada, "Blackstar", no dia do seu aniversário.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.