Associação Empresarial de Portugal afirma que a TAP "há muito que abandonou o Norte do país"

Associação Empresarial de Portugal afirma que a TAP "há muito que abandonou o Norte do país"
| Economia
Porto Canal

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida, disse hoje que "a TAP há muito tempo que abandonou o Norte do país".

Em declarações à Lusa depois de o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, ter dito que a TAP pretende acabar com os voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, Paulo Nunes de Almeida realçou não ter ainda qualquer confirmação dessa decisão.

"Comentando essa possibilidade atrevia-me a dizer que a TAP há muito tempo que abandonou o Norte do país, especialmente nas ligações para muitos destinos", lamentou o dirigente da AEP, sublinhando que "mais grave do que isso é que reduziu drasticamente as ligações Porto-Lisboa".

Desta maneira, "grande parte das pessoas que querem viajar acabam por perder, muitas das vezes, um dia na ligação para Lisboa e no regresso de Lisboa ao Porto".

"Para mim é uma situação muito grave, inclusivamente quando estávamos a falar de uma companhia de bandeira e detida maioritariamente pelo Estado português. Neste momento, a lógica é outra, estamos a falar de uma lógica de mercado, até porque os novos donos da TAP tomarão as decisões que entenderem, mas é óbvio que para a região Norte, se isso acontecer, é ainda mais negativo do que já era", declarou Paulo Nunes de Almeida.

O dirigente da AEP referiu que há duas consequências possíveis: "Pode abrir a porta a novos operadores que considerem o mercado, que é também o mercado de todo o Noroeste peninsular, e seria bom que isso acontecesse, ou então a TAP rever a situação do Porto-Lisboa, criando mais voos durante o dia e fazendo com que a escala em Lisboa acabe por ser muito menos penosa do que é hoje".

"Caso contrário, teremos que equacionar, como já acontece hoje, alternativas, designadamente o 'hub' de Madrid da Iberia, ou, quando estamos a falar em viagens para o Oriente e para África, poder ir através da Turkish Airlines, que fez uma aposta muito grande no Porto e esperamos que outras companhias também o venham a fazer no curto prazo", afirmou Paulo Nunes de Almeida.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da companhia aérea, António Monteiro, disse hoje desconhecer qualquer plano de pôr fim aos voos de longo curso a partir do aeroporto do Porto e sublinhou não haver decisão alguma nesse sentido.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.