Governo acusado de mentir sobre devolução da sobretaxa

Governo acusado de mentir sobre devolução da sobretaxa
| País
Porto Canal (IYB)

O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingos Azevedo, acusou, esta segunda-feira, o Governo de mentir intencionalmente sobre a devolução da sobretaxa de IRS de forma a vencer nas eleições.

“O que mais me magoa é a forma despudorada como se brinca com a sensibilidade das pessoas e a sua falta de conhecimento técnico”, refere o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Antes da realização das eleições, a estimativa de devolução da sobretaxa indicava um valor acima dos 30%. Depois das eleições caiu para menos de 10%.

"Esta medida foi meramente eleitoralista. Isto é grave porque é feito intencionalmente", afirmou o bastonário à Agência Lusa, durante um encontro em Lisboa sobre educação fiscal, esclarecendo que acredita que tenha havido intenção de mentir porque as contas não são complicadas e o Governo preferiu comunicar as receitas fiscais sem retirar os reembolsos do IVA das mesmas.

"Não há complexidade e atendendo à facilidade do problema, acho que foi intencional", expôs o bastonário, adiantando que o Governo "criou esta ficção" como forma de estratégia para demonstrar valores que não correspondem à verdade, "com o objectivo claro de obter resultados positivos enganando as pessoas".

Domingos Azevedo justificou ainda que a execução orçamental dos restantes meses do ano ainda não está feita, mas, segundo lhe diz a sua experiência, normalmente no último trimestre do ano o progresso dos impostos normaliza ou reduz e, por isso, não há perspectiva de receitas extras que permitam devoluções da sobretaxa.

Também António Costa, o secretário-geral do Partido Socialista, acusou o Governo de ter criado ilusões e de, antes das eleições, ter mentido sobre o facto dos contribuintes poderem vir a recuperar 36% do total da sobretaxa de IRS em 2016.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, nega, durante uma entrevista à RTP, "qualquer intenção de manipular os números" das previsões de devolução da sobretaxa de IRS em 2016 da parte do Governo PSD/CDS-PP.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.