PSD acusa PS de querer esconder história e ex-líderes mais recentes

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 16 set (Lusa) - O PSD acusou hoje o PS de querer esconder os últimos anos da sua história de "política ruinosa para o país" ao ponto de nem convidar "os seus ex-líderes mais recentes" para a campanha eleitoral autárquica.

Durante uma ação de campanha em Vila Real, o porta-voz do PSD, Marco António Costa, sustentou que "a 'troika' não tem nada a ver com o Governo, a 'troika' tem a ver com o PS" e "teria de ser no Largo do Rato que instalaria a sua sede" em Portugal.

Depois de repetir várias vezes que o PS conduziu o país "à pré-falência" e "trouxe a 'troika' para Portugal", sem referir o nome do anterior primeiro-ministro socialista, José Sócrates, o porta-voz do PSD acrescentou: "Eu sei que ao PS interessa ocultar a história, eu sei que ao PS interessa fazer o revisionismo histórico. Até chegam à circunstância de não convidar os seus mais recentes ex-líderes para se associarem à campanha eleitoral".

"Querem esconder estes momentos mais recentes da sua história. Nós não somos assim, nós temos os nossos ex-líderes na campanha eleitoral, porque nós temos orgulho do trabalho de todos", prosseguiu Marco António Costa.

Nesta intervenção, o dirigente social-democrata voltou a descrever a atitude da atual liderança socialista como irresponsável, agressiva e de aposta na desinformação e alegou que o PS "está a ver se consegue manter a 'troika' mais uns anos em Portugal", enquanto o executivo PSD/CDS-PP "está a tratar de mandar a 'troika' embora".

Marco António Costa reiterou também a ideia de que, para o PS, "parece que com o aproximar do dia 29 se aproxima um terramoto político", e contrapôs que para o PSD essa "não é uma data do tudo ou nada, é mais uma data importante e relevante", porque se realizam eleições com "importância pelos projetos" apresentados em cada autarquia.

"O PSD tem feito apelos permanentes a que se evite o excesso de linguagem e que, acima de tudo, se garanta que a partir do próximo dia 29 estejam garantidas as condições mínimas indispensáveis de cordialidade política para que possamos todos em conjunto continuar a trabalhar para Portugal", reclamou, antes de salvaguardar que os sociais-democratas não podem, contudo, "deixar passar em claro algumas afirmações" como as que associam o atual Governo à 'troika'.

Marco António Costa, que tinha falado em "cumplicidades" e "códigos de silêncio" no interior do PS durante a anterior governação socialista, afirmou que "não haverá código de silêncio que encubra as verdades históricas, que não haverá cumplicidades que calem o PSD".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.