Seguro afirma que Governo quer pôr pensionistas a financiar buracos orçamentais

Seguro afirma que Governo quer pôr pensionistas a financiar buracos orçamentais
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS afirmou hoje que Portugal precisa de políticos que sintam e se emocionem e acusou o Governo de pretender pôs os pensionistas a financiar "os buracos orçamentais" gerados pela política de austeridade.

A decisão do Governo de cortar até dez por cento as pensões dos reformados da Caixa Geral de Aposentações foi novamente o principal motivo para António José Seguro fazer duras críticas ao executivo de coligação PSD/CDS-PP.

No discurso anterior ao seu, o candidato socialista à presidência da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, emocionou-se ao usar da palavra e o líder socialista viu depois nessa emoção uma virtude, considerando que "a emoção faz parte da vida pública" e que "só se emociona quem sente".

"E hoje todos nós sentimos que precisamos de ter políticos que sintam como nós", disse, antes de atacar a decisão do executivo de cortar pensões da Caixa Geral de Aposentações.

"Faz hoje precisamente um ano que os portugueses fizeram uma grande manifestação contra o aumento da TSU, depois de este Governo ter pretendido pôr os trabalhadores a descontarem para financiar as empresas. Pois bem, um ano depois, este mesmo Governo quer pôr os reformados a financiarem os buracos orçamentais por culpa da política errada de austeridade", acusou.

No seu discurso, o líder socialista advertiu que irá repetir a mensagem sobre "a imoralidade e indignidade" do corte nas pensões até que a voz lhe doa.

"As pensões e as reformas são um direito de portugueses que descontaram e trabalharam uma vida inteira. Volto a dizer até que a voz me doa: Hoje, uma reforma e uma pensão, já não alimenta apenas a casa do reformado, mas também muitos dos filhos que estão desempregados e ajuda netos no início do ano escolar. Só quem não conhece o país pode fazer um corte tão indigno e tão imoral como aquele que o Governo decidiu", sustentou.

Exceção feita ao caso de Nelas (onde a presidente da autarquia se recandidata), a volta de hoje do secretário-geral do PS pelo distrito de Viseu é feita em municípios dominados pelo PSD ou pelos sociais-democratas em coligação com o CDS-PP - casos de Vouzela, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul e Viseu -, onde os atuais presidentes de câmara não se recandidatam por terem atingido o limite de três mandatos consecutivos.

O concelho de Nelas, que tem cerca de 14 mil habitantes, é atualmente dominado no plano autárquico pela coligação PSD/CDS-PP.

A atual presidente da câmara, Isaura Pedro, recandidata-se a um terceiro mandato, tendo o PS apostado na candidatura do advogado José Borges da Silva.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.