Assassinado terceiro militante de partido de esquerda no México numa semana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cidade do México, 14 set (Lusa) -- O Partido da Revolução Democrática (PRD) denunciou, esta sexta-feira, o assassínio de Javier Sagrero Chávez, ex-presidente do município de Quiroga, no estado do Michoacán, o terceiro militante de uma formação de esquerda a ser assassinado nos últimos dias.

O presidente do PRD, Jesús Zambrano, lançou um apelo às autoridades para que "esclareçam de imediato o lamentável sucedido e descubram os responsáveis.

"No intervalo de apenas uma semana sofremos com o assassínio de três dos nossos companheiros [dois do Michoacán e um de Oaxaca], agressões que não toleramos e que continuaremos a denunciar a fim de que se faça justiça", declarou Jesús Zambrano, em comunicado.

De acordo com a imprensa do estado de Michoacán, no oeste do país, Sagrero Chávez encontrava-se na União Ganadeira de Quiroga, associação da qual era dirigente, quando dois indivíduos entraram nas instalações.

Um dos indivíduos disparou contra o antigo alcalde, que foi atingido por duas vezes na cabeça. Sagrero foi assistido, mas acabou por morrer quando era transportado para o hospital.

O deputado local Osbaldo Esquivel Lucatero foi assassinado, esta quarta-feira, em Morelia, capital de Michoacán, enquanto Everardo Hernández Guzmán, também deputado, morreu depois de ter sido baleado, na terça-feira, num restaurante no município de Santa Cruz Xoxocotlán, no estado de Oaxaca, no sul do México.

DM //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.