Volkswagen descarta manipulação na versão anterior dos motores a gasóleo EA288

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 22 out (Lusa) - O grupo Volkswagen rejeitou hoje que as versões de motores a gasóleo mais modernas EA288, ainda fabricados sobre a norma de emissões Euro 5, tenham sido objeto de manipulações.

Esta informação surgiu depois de ter sido noticiado que o construtor automóvel alemão estava a rever estes motores por suspeitar que também poderiam ter sido manipulados para distorcer os resultados dos testes de emissões poluentes.

Um porta-voz do construtor automóvel alemão, citado pela Efe, disse que a empresa fez uma revisão exaustiva a esses veículos e comprovou-se que não tinham instalado qualquer software destinado a manipular emissões poluentes.

O 'kit' fraudulento foi descoberto pelas autoridades ambientais norte-americanas e afeta os motores a diesel EA189, que apenas existem sobre a norma de emissões Euro 5.

Os modelos equipados com a nova geração de motores EA288, com a norma Euro 6, estavam acima de qualquer suspeita, mas a empresa decidiu analisar a primeira versão ainda fabricada ao abrigo da norma Euro 5.

De acordo com informação divulgada por vários media alemães, em cerca de três milhões de automóveis afetados pela manipulação não será suficiente apenas atualizar o programa informático, mas também modificar os motores.

No total, a Volkswagen vai chamar 8,5 milhões de automóveis na Europa para resolver o problema.

A 18 de setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores diesel do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afetadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

ALU(AJG) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.