DBRS matém 'rating' de Espanha mas sobe perspectiva para positiva

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 out (Lusa) -- A agência de notação financeira DBRS anunciou hoje que manteve o 'rating' de Espanha em 'A (low)', mas melhorou a perspetiva de revisão da nota de estável para positiva.

Segundo um comunicado divulgado hoje, a agência canadiana manteve o rating atribuído a Espanha, mas melhorou a perspetiva de revisão da nota de estável para positiva.

A perspetiva positiva reflete a visão da DBRS de que "a recuperação económica supera a incerteza do Governo que resultará das eleições espanholas do final deste ano".

Para a agência de rating, os eleitores espanhóis vão pesar os benefícios de uma recuperação económica alargada e o desejo de mudança depois de anos de austeridade.

Lembrando que as sondagens apontam uma coligação liderada ou pelo Partido Popular (PP)-- atualmente no poder - ou pelos socialistas (PSOE), a DBRS considera que "uma nova coligação vai continuar as políticas responsáveis de reforma estrutural e orçamental da atual administração".

"Se isso acontecer, o fardo da dívida pública espanhola deve estabilizar perto dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, antes de começar a descer", escreve a agência de 'rating'.

A DBRS considera ainda que uma resposta política "efetiva" à crise e a política monetária levada a cabo recentemente pelo Banco Central Europeu (BCE) levaram a condições de financiamento favoráveis e suportou a recuperação económica.

No entanto, a agência canadiana considera que o elevado desemprego, bem como a dívida pública e privada ainda elevadas, "deixam a economia vulnerável a choques externos".

Os fatores que podem levar a uma subida do 'rating' são a continuação da consolidação orçamental pelo novo Governo e a implementação de medidas que reduzam os impedimentos estruturais de crescimento, afirma a DBRS.

SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.