"Intensos" novos ataques russos na Síria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 07 out (Lusa) -- Aviões de guerra russos voltaram a fazer "intensos" ataques a duas províncias sírias, disse hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Aviões "que se acredita serem russos" atingiram pelo menos quatro localizações na província central de Hama e três localizações na província de Idlib, no noroeste do país, de acordo com o Observatório.

A organização não tinha ainda dados relativos a vítimas do ataque, que aconteceu durante a noite e de madrugada, e que classificou como "mais intenso do que o habitual".

"Pela primeira vez, os ataques foram acompanhados de combate no terreno entre as forças do regime e os rebeldes", disse o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

As duas províncias já tinham sido fortemente atingidas por ataques russos na semana passada, com Moscovo a afirmar que o alvo era o grupo estado islâmico.

Os rebeldes sírios e os seus apoiantes acusam a Rússia de atingir várias forças da oposição, incluindo grupos moderados, e não apenas o autoproclamado estado islâmico.

Na terça-feira à noite, o Ministério da Defesa russo disse que levou a cabo ataques aéreos a 12 alvos do estado islâmico durante o dia, incluindo em torno da cidade de Deir Ezzor e nas províncias de Damasco, Idlib e Latakia.

ISG // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.