Procura das universidades privadas aumenta cerca de 30%

Procura das universidades privadas aumenta cerca de 30%
| País
Porto Canal (CYO)

A procura pelas universidades privadas está a crescer, com um aumento de candidaturas que chega aos 30% em alguns casos. Este crescimento também é notável nas universidades e politécnicos públicos.

Tanto as universidades e politécnicos públicos, como as universidades privadas, registaram este ano lectivo um aumento da procura. No caso do ensino superior privado, o crescimento chega aos 30% em algumas instituições, sendo que os cursos mais procurados são os de Direito, Gestão e as tecnologias da Saúde.

Segundo informações disponibilizadas ao PÚBLICO, a que mais cresceu foi a Universidade Europeia, com um aumento de 30%, e a Universidade Católica, com um aumento de 20% no Porto e de 16% em Lisboa, face ao ano anterior. A Universidade Lusófona também registou um crescimento (de 20%), assim como a CESPU, apesar de esta não especificar a dimensão. Os cursos mais procurados continuam a ser os mais tradicionais deste sector, sendo eles Direito, Gestão e Marketing. Quanto aos cursos da área da saúde são Medicina Dentária, Ciências Biomédicas e Fisioterapia.

Os especialistas apontam os melhores resultados dos alunos no ensino secundário como o principal motivo para o aumento de candidaturas, tanto no ensino superior público como no privado. O ensino privado tem vindo a registar uma quebra de estudantes nos últimos anos, tendência que parece estar a alterar-se. O concurso nacional de acesso foi o mais concorrido dos últimos cinco anos.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.