Novas regras podem excluir três mil vagas no Ensino Superior

Novas regras podem excluir três mil vagas no Ensino Superior
| País
Porto Canal (IYB)

As novas regras que o Ministério da Educação e Ciência implementou nas instituições de ensino poderão colocar em causa três mil vagas de cursos que possuem pouca procura por parte dos estudantes.

As candidaturas para o próximo ano lectivo no Ensino Superior poderão apresentar menos vagas para os alunos. As informações avançadas esta quarta-feira pelo jornal Público afirmam que estão três mil vagas de 30 cursos em causa (divididas pelo ensino privado e público) que não foram preenchidas, durante o corrente ano lectivo de 2015/2016.

A mesma notícia escreve que, nos últimos três anos, 70 cursos encerraram por não terem número suficiente de alunos que justifiquem o seu funcionamento. Os dados deste ano revelam que 89 cursos tiveram menos de cinco estudantes inscritos.

Por outro lado, o Governo receia que as universidades ponham em causa a sua sustentabilidade financeira e, para tentar solucionar o problema, no passado dia 26 de Setembro, o secretário de Estado do Ensino Superior lançou um despacho que obriga a Direcção-Geral do Ensino Superior a examinar todos os cursos que estão nesta situação.

Os resultados obtidos serão depois analisados pela Inspecção-Geral da Educação e da Ciência e pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

+ notícias: País

Sexta-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Euromilhões. Três apostadores vencem prémio superior a 200 mil euros

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 231.778,99 euros, saiu a três apostadores que registaram o boletim fora de Portugal, segundo consulta no departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".