Catorze países da UE querem exclusão do audiovisual do acordo de comércio livre com EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 14 mai (Lusa) -- Catorze países europeus, entre os quais Portugal, França, Alemanha, Espanha e Itália, exigem a exclusão do setor audiovisual do acordo de comércio livre a negociar entre os Estados Unidos e a União Europeia, informou hoje a agência AFP.

Os ministros da Cultura dos 14 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e França) assinaram uma carta em que fazem este apelo, uma iniciativa que partiu de França, e que foi enviada à presidência irlandesa da União Europeia e à Comissão Europeia, segundo a AFP que teve acesso a uma cópia.

Na carta, os 14 países pedem para que "seja mantida a posição constantemente reafirmada da União Europeia, que sempre excluiu, no seio da Organização Mundial do Comércio como nas negociações bilaterais, os serviços audiovisuais de qualquer compromisso de liberalização comercial".

"É toda uma política da União e dos seus Estados-membros que estará comprometida se a exclusão que pedimos não for garantida", escrevem os 14 ministros da Cultura.

As negociações transatlânticas com vista à criação de uma das maiores zonas de comércio livre do mundo ainda não foram formalmente iniciadas.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.