Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia

Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia
| País
Porto Canal (LYV)

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, após ter impedido a entrada de refugiados na fronteira com a Sérvia, irá agora criar vedações na fronteira com a Roménia "e em certos pontos da fronteira com a Croácia", como anunciou ao jornal austríaco "Die Presse".

Viktor Orban, primeiro-ministro húngaro, anunciou esta quarta-feira, a sua intenção em prolongar a construção de vedações - que impedem os refugiados de entrar no seu país- que agora se estende à  fronteira com a Roménia e em certos pontos da fronteira com a Croácia.

"Decidimos contruir uma vedação também na fronteira com a Roménia. Vamos ainda erguer outras em certos pontos da fronteira com a Croácia”, aferiu em entrevista ao jornal austríaco “Die Presse”.

O primeiro-ministro húngaro atestou que iria opor-se à proposta de recolocação de 120 mil refugiados, que está a ser estudada pela União Europeia. “Vou votar contra. Mas se é uma lei, legalmente não nos podemos opor. A Hungria perderá em tribunal. Essa é a armadilha institucional”, justificou.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", a empresa alemã Mutanox, que vendeu arame farpado para erguer a primeira vedação na Hungria, recusou vender mais ao país. Isto porque alega que o arame farpado serve para prevenir atos criminosos e que crianças e adultos a fugirem da guerra não pode ser considerado um crime.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.