Portugal deverá receber cerca de três mil refugiados
Porto Canal (LYV)
Segundo a proposta da Comissão Europeia, prevê-se que Portugal receberá 3 074 refugiados. O mesmo plano revela a previsão para Alemanha e França, que deverão acolher quase metade do número total, tal como foi avançado pelo jornal holandês Volkskant.
Portugal deverá receber 3 074 refugiados, segundo a proposta da Comissão Europeia, relativa ao acolhimento de cerca de 160 mil refugiados pelos estados-membros. O mesmo plano prevê que Alemanha, França e Espanha sejam os países que recebam mais refugiados. Sendo que a Alemanha e França acolherão quase metade do número total - 40 e 30 mil, respectivamente.Contudo, estes dados podem ainda alterar-se, pois a proposta da Comissão Europeia será apenas debatida na próxima segunda-feira, em Bruxelas.
Na próxima quarta-feira, Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia vai propor aos estados-membros que recebam mais 120 mil refugiados, que serão adicionados aos 40 mil que haviam ficado inicialmente definidos. Esta medida tem como objetivo aliviar a pressão em países como a Itália e Hungria, que, juntamente com a Grécia, já acolheram 160 mil pessoas este ano.
Esta redistribuição de refugiados pelos estados-membros da UE, baseia-se no PIB, taxa de desemprego, população e número de refugiados que já estão a residir nesses países.
Imagem: IOM