Armazenamento de água em Agosto desceu em todas bacias hidrográficas

Armazenamento de água em Agosto desceu em todas bacias hidrográficas
| País
Porto Canal com Lusa

A quantidade de água armazenada em Agosto desceu em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, no último dia do mês de agosto, comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.

Das 60 albufeiras monitorizadas, quatro apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 11 têm disponibilidades inferiores a 40%.

Segundo os dados do SNIRH, a maior descida ocorreu na bacia do Lima, de 61,2% (em julho) para 46,1% (em agosto).

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em agosto deste ano ocorreram nas bacias de Mira (76,4%), Guadiana (73,9%), Barlavento (72,9%), Ave (52,7%), Cávado (66,4%), Oeste (66,2%), Mondego (63,4%), Tejo (62%), Douro (61,7%), Arade (57,7%), Sado (44,3%) e Lima (46,1%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de agosto de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias do Lima, Douro, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Um especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse à agência Lusa que Portugal continental vai estar em situação de seca nos próximos meses, mesmo que chova mais do que o normal para a época, tornando-se preocupante se não se registar precipitação.

"Se não houver precipitação até ao final de setembro, começamos o outono com uma situação grave", afirmou à Lusa o diretor de Meteorologia e Geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Pedro Viterbo.

Acerca das consequências da seca, Pedro Viterbo referiu que, "se se materializarem os dois cenários mais gravosos", há a possibilidade de se prolongar o abastecimento de água por autotanques no nordeste transmontano, o que acontece com frequência no verão.

A continuar a seca com a gravidade atual até ao início de outubro haverá igualmente, segundo o especialista, impacto nas pastagens e possivelmente nas barragens e albufeiras.

O especialista comentava a situação de seca extrema ou severa que no final de julho afetava 79% do território continental, enquanto os restantes 21% estavam em seca fraca a moderada, segundo o último boletim climatológico do IPMA.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.