CDS-PP diz que números recentes do desemprego "fazem história"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 ago (Lusa) - O CDS-PP considerou hoje que a taxa de desemprego de 11,9% no segundo trimestre são "números que fazem história na história destes últimos quatro anos" e têm um significado de esperança para quem ainda procura emprego.

"Estes números fazem história na história destes últimos quatro anos", afirmou a vice-presidente da bancada do CDS-PP Cecília Meireles, numa conferência de imprensa realizada na Assembleia da República a propósito das estimativas divulgadas esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% de abril a junho, menos 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e 2,0 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2014.

Sublinhando o "significado de esperança" que estes números têm, Cecília Meireles lembrou que ao longo dos últimos quatro anos a taxa foi "paulatinamente baixando" desde os 17,5%, estando agora pela primeira vez abaixo dos 12%.

"Representa uma redução e uma tendência de redução muito significativa", frisou, notando que num trimestre há menos 100 mil pessoas na situação de desemprego.

Além disso, acrescentou, em relação a janeiro de 2013, "que é o período em que começa a viragem económica em Portugal", há mais 226 mil pessoas que encontram emprego.

"Os trabalhadores e as empresas estão de parabéns por terem conseguido dar a volta", salientou.

Referindo-se diretamente ao PS, a vice-presidente da bancada do CDS-PP notou ainda que o partido que "viu sempre com alguma irritação as boas notícias" perceberá agora que se enganou.

Cecília Meireles fez ainda referência à questão da devolução da sobretaxa, considerando que também sobre este tema o PS se vai enganar.

"O que foi aprovado é inovador, pela primeira vez o Estado diz ao contribuinte, se nós cobrarmos mais do que o previsto nós devolveremos esse dinheiro", disse.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.