Negociações entre Atenas e os credores iniciaram-se esta segunda-feira

Negociações entre Atenas e os credores iniciaram-se esta segunda-feira
| Mundo
Porto Canal (AYS)

Começaram na segunda-feira as negociações entre Atenas e os credores, o FMI juntar-se-á na sexta-feira. O maior partido da oposição quer que Alexis Tsipras explique o sistema de pagamentos paralelos.

Na segunda-feira, Bruxelas declarou que Atenas terá que aprovar um terceiro pacote de medidas para receber outro empréstimo intermédio enquanto decorrem as negociações com os credores para um novo resgate.


Uma fonte do governo grego afirma que não estão a pensar na adopção de nova legislação e que não receberam nenhum pedido nesse sentido.


"O trabalho começou, o que quer dizer que as instituições estão a falar com as autoridades gregas", adiantou ontem Mina Andreeva, a porta-voz-adjunta da Comissão Europeia. "As negociações de um Memorando de Entendimento deve agora avançar o mais rapidamente possível", acrescentou.


As instituições envolvidas nas negociações são a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, bem como o Mecanismo de Europeu de Estabilidade (ESM).


Atenas cumpriu "de forma satisfatória e dentro do prazo" as promessas feitas na cimeira europeia de 13 de Julho, mas supostamente Bruxelas quer mais. "Mais reformas são esperadas das autoridades gregas para permitir um rápido desembolso do ESM. Isto também está a ser discutido actualmente", adiantou a porta-voz da comissão.

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.