Parlamento austríaco aprova negociação de novo plano de resgate

| Economia
Porto Canal / Agências
Viena, 17 jul (Lusa) -- O parlamento austríaco aprovou hoje, numa sessão plenária extraordinária, a negociação de um novo plano de resgate financeiro da Grécia pelos países da zona euro.

O terceiro resgate grego passou no parlamento de Viena com os votos dos partidos da coligação no poder, o social-democrata SPÖ e o democrata-cristão ÖVP.

Os partidos da oposição, extrema-direita, ecologistas e liberais, votaram em bloco contra.

O chanceler austríaco, o social-democrata Werner Faymann, lembrou que este plano de ajuda à Grécia é "o primeiro passo de um caminho difícil".

A Áustria deve contribuir com 55 milhões de euros para o novo programa de ajuda para a Grécia, que deverá ter um montante global entre 82 e 86 mil milhões de euros, no quadro do mecanismo europeu de estabilidade.

A Áustria faz parte dos países europeus em que o novo plano de ajuda aos gregos teria obrigatoriamente de ser aprovado pelo parlamento.

CSR // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Combustíveis ficam mais caros. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

A semana vai trazer más notícias para os condutores. Os preços do gasóleo e da gasolina vão aumentar esta segunda-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.