Merkel avisa que não se pode "começar a negociar" antes do referendo

Merkel avisa que não se pode "começar a negociar" antes do referendo
| Economia
Porto Canal

A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu hoje que não se pode "começar a negociar" um novo programa de ajuda à Grécia antes da realização do referendo grego.

"Não se pode negociar antes da realização do referendo", sustentou a chanceler, que falava durante um debate extraordinário no Parlamento (Bundestag), focado na situação da Grécia.

"Um bom europeu não é aquele que procura um acordo a qualquer preço, um bom europeu é o que respeita os tratados e a legislação nacional e dessa forma ajuda a que a estabilidade da zona euro não sofra danos", sublinhou Merkel antes de defender de novo a necessidade de que a União Europeia mantenha a sua "responsabilidade comum" e a sua "capacidade de compromisso".

A chanceler assegurou que reconhece que os cidadãos gregos, um povo "orgulhoso", enfrentam dias "muito, muitos duros", mas destacou que não se pode esquecer que foi o Governo de Atenas que acabou com as negociações "de forma unilateral" ao convocar o referendo para o próximo domingo e que o segundo programa de resgate expirou na última meia-noite.

Merkel admitiu que a convocatória de um referendo é uma decisão soberana e legítima e assegurou que o executivo de Alexis Tsipras pode perguntar "quando quiser" e recomendar "o que quiser", mas os outros 18 membros da zona euro também têm direito a atuar de forma soberana e manter uma postura "adequada" perante esta consulta.

Neste contexto, recordou que os ministros do Eurogrupo, perante o novo pedido do Governo de Alexis Tsipras para começar a negociar um novo pacote de ajudas, responderam: "Esperamos pelo referendo, antes do referendo não se pode negociar sobre qualquer programa".

Essas negociações, adiantou, não podem ocorrer sem que o Bundestag conceda um novo mandato ao Governo alemão.

Merkel insistiu que a zona euro é hoje mais forte do que no início da crise para resistir à atual situação.

+ notícias: Economia

Combustíveis ficam mais caros. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir da próxima segunda-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.