Grécia: Eurogrupo volta a reunir-se na quarta-feira a partir das 18:00 de Lisboa

| Economia
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 23 jun (Lusa) -- Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se na quarta-feira, em Bruxelas, a partir das 19:00 locais (18:00 de Lisboa), para apreciar as propostas do Governo grego, anunciou hoje o Eurogrupo.

Na segunda-feira, no final de uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da zona euro convocada com caráter de urgência para discutir a situação da Grécia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já indicara que as propostas apresentadas horas antes por Atenas iriam ser apreciadas pelas instituições e avaliadas pelos ministros das Finanças da zona euro numa nova reunião do Eurogrupo na quarta-feira.

O Eurogrupo, que já se reuniu na segunda-feira, mas então sem elementos suficientes para se pronunciar, irá dispor já de uma avaliação mais detalhada por parte das instituições do agora chamado 'Grupo de Bruxelas' - Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) -- às propostas apresentadas pelo Governo grego, com vista a um acordo sobre a continuação do programa de assistência financeira, que expira dentro de uma semana, e ao desbloqueamento da última tranche do 'resgate', de 7,2 mil milhões de euros.

Dinheiro que Atenas precisa urgentemente para fazer face aos seus compromissos, incluindo um pagamento de 1,6 mil milhões de euros ao FMI até dia 30 de junho.

A maior parte dos responsáveis europeus considerou que, numa primeira análise, a mais recente proposta do Governo liderado por Alexis Tsipras constitui "finalmente" uma boa base para se alcançar um acordo, ainda esta semana, entre a nova reunião extraordinária do Eurogrupo de quarta-feira e a cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE agendada para quinta e sexta-feira, ambas em Bruxelas.

Portugal estará representado na reunião do Eurogrupo pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e na cimeira de líderes pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que já participaram nas reuniões de segunda-feira.

ACC (IM/IG) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.