Grécia: "Estou convencido de que vamos chegar a acordo" - Moscovici

| Economia
Porto Canal / Agências
Paris, 23 jun (Lusa) -- O comissário europeu dos Assuntos Económicos mostrou-se hoje "convencido" de que vai ser possível alcançar esta semana um acordo com o Governo de Atenas sobre as reformas a executar para assegurar o financiamento do país.

"Estou convencido de que vamos obter um acordo", disse Pierre Moscovici à rádio France Inter, depois de uma cimeira na segunda-feira à noite que debateu uma saída para crise em torno da Grécia.

O comissário europeu ressalvou, no entanto, que havia "trabalho a fazer em duas matérias", referindo-se ao aumento do IVA e à reforma das pensões.

Há cinco meses que se arrasta o processo de negociações entre Atenas e os credores, representados pela 'troika' - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI) - quanto às reformas a adotar pelo país, sem as quais os parceiros europeus e os credores não libertam a última parcela do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros.

Se não receber esse dinheiro, ou pelo menos parte dele, a Grécia - que está a poucos dias de ter de pagar os 1,6 mil milhões de euros ao FMI, a 30 de junho, - ficaria muito próxima do 'default' (incumprimento) e aumenta o risco de uma saída da zona euro (o denominado 'Grexit').

FV (IG/IM) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.