Ministro das Finanças alemão sem grandes expectativas sobre possível acordo com a Grécia
Porto Canal / Agências
"Não sei nada de novas propostas. Até agora, não recebemos nenhumas propostas substanciais", disse Schauble, à entrada para a reunião do Eurogrupo.
O ministro das Finanças alemão sublinhou não saber como poderá o Eurogrupo preparar uma cimeira do euro nessas condições.
Também o ministro irlandês, Michael Noonan, se mostrou desencorajado com a hipótese de haver hoje uma decisão: "A minha expectativa é de que nos voltaremos a reunir na quinta-feira, antes da reunião do Conselho [Europeu]".
Além da reunião extraordinária do fórum dos ministros das Finanças da zona euro, também os líderes dos 19 Estados-membros da moeda única se encontram para debater o problema da Grécia e as últimas propostas de Atenas.
Há cinco meses que se arrasta o processo de negociações entre Atenas e os credores quanto às reformas a adotar pelo país, sem o qual os parceiros europeus e os credores não libertam a última parcela do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros.
Sem esse dinheiro, ou pelo menos parte dele, a Grécia - que está a poucos dias de ter de pagar os 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, a 30 de junho, - fica muito próxima do incumprimento ('default') e aumenta o risco de uma saída da zona euro (o famoso 'Grexit').
IG/IM // CSJ
Lusa/fim