Ministro francês destaca "qualidade" das novas propostas gregas para pôr fim à crise

| Economia
Porto Canal / Agências
Paris, 22 jun (Lusa) -- O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, disse hoje que o trabalho em torno das novas propostas da Grécia é "de qualidade" e que as negociações para evitar o incumprimento de Atenas decorrem "em boas condições".

Interrogado sobre o conteúdo das propostas gregas, a poucas horas do início da cimeira europeia extraordinária em Bruxelas, Sapin respondeu: "Conheço o processo e vejo o trabalho que está a ser feito. O trabalho é de qualidade".

"O trabalho em curso está a decorrer em boas condições", acrescentou.

A Grécia entregou esta noite novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

Uma cimeira extraordinária da zona euro realiza-se hoje em Bruxelas, com as atenções voltadas para a chanceler alemã, Angela Merkel, perante o risco de a Grécia entrar em incumprimento dos compromissos financeiros e mesmo sair da moeda única.

Esta cimeira foi convocada na semana passada pelo presidente do Conselho Europeu, depois de o Eurogrupo ter sido novamente incapaz de chegar a um acordo com Atenas que permita libertar a 'tranche' de 7,2 mil milhões de euros tão necessária aos cofres públicos helénicos.

A Grécia está a menos de duas semanas de expirar o programa de resgate e o prazo para pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, o que acontece a 30 de junho.

FV (IM/SS) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.